29.9.2022

Gustavo Petró

Google Stadia: plataforma de games na nuvem encerra atividades

O Google Stadia, serviço de games na nuvem do Google, será encerrado. O anúncio não chegou a ser surpresa já que, lançado em novembro de 2019, o Stadia não conseguiu decolar nos EUA e também se espalhar pelo mundo.

O fim das atividades acontece em 18 janeiro de 2023. A informação foi divulgada por Phil Harrison no site oficial do Stadia.

Quando encerrar suas atividades, o Stadia terá 94 jogos lançados. Usuários que compraram jogos, controles e assinatura serão reembolsados.

“Há alguns anos, lançamos um serviço de jogos para consumidores, o Stadia. E embora a abordagem da Stadia para streaming de jogos para consumidores tenha sido construída em uma forte base tecnológica, ela não ganhou a tração com os usuários que esperávamos, então tomamos a difícil decisão de começar a encerrar nosso serviço de streaming Stadia”, diz Harrison.

Contudo, a tecnologia do Stadia poderá ser aplicada em outras áreas do Google como YouTube, Play Store e no desenvolvimento de Realidade Aumentada.

No site de ajuda do Stadia existe uma seção para tirar dúvidas sobre o desligamento do serviço e entre as respostas, a empresa diz que não pode garantir que o progresso dos jogos poderão ser levados para outras plataformas e que depende exclusivamente se o título em questão tem crossplay ou não.

Serviços de jogos na nuvem de outras empresas, por outro lado, estão indo bem. O Xbox Game Pass, um dos mais conhecidos, tem entre 25 e 30 milhões de assinantes em todo o planeta, segundo dados divulgados em agosto deste ano.

O que você encontra no Sherwa Hub

See more in Sherwa Hub